-
Arquitetos: Vázquez Consuegra; Vázquez Consuegra
- Área: 6700 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Mariela Apollonio, Duccio Malagamba
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo edifício foi construído no terreno onde havia um antigo mercado, um edifício de base trapezoidal, com fachadas que se abrem para a Praça de Colón, em cujo centro é possível ver a torre medieval islâmica, símbolo e imagem da cidade de Torrent.
O programa para o novo edifício contempla a construção do novo mercado, de uma área comercial de qualidade e de um supermercado além de uma grande sala cívica, um espaço público de celebrações para uso da comunidade.
Este híbrido de usos e sobretudo a justaposição de espaços evoca o modelo tipológico dos grandes edifícios renascentistas italianos, que sobre o mercado constrói uma grande sala comunal, um espaço de grande capacidade com acesso a partir do exterior, destinado a uso público.
O novo projeto planeja retroceder a atual linha de fachada à praça até alinhar com as construções adjacentes, para destacar e valorizar a presença da Torre, protagonista principal da praça. Ao mesmo tempo, propõe um edifício contemporâneo no interior de seu centro histórico, tratando de conseguir uma relação harmoniosa com edifícios existentes, uma relação de continuidade física e histórica na cidade.
A organização funcional e espacial do edifício é bastante simples: todos os elementos de comunicação vertical e serviços estão anexados à lateral do edifício, localizando o espaço principal paralelo à Rua Cervantes, uma rua de pedestres que conecta a praça, e que também é onde se dará o acesso ao mercado. Este espaço concentra escadas fixas e rolantes, que permitem chegar em todos os pavimentos do edifício.
Trata-se de um espaço fluido, vertical e contínuo, à serviço das diferentes funções que se desenvolvem em cada pavimento. Quando nem todos os espaços estão ativos, um sistema de portas de correr isolam este ambiente para fazer dele um espaço de proporções adequadas e mais representativo.
A grade sala multiuso pode ser dividida em dois espaços, e é somada à praça através de um amplo terraço coberto. A posição das escadarias foi pensada de maneira a proporcionar uma magnifica vista sobre a Torre e a praça quando se muda de nível.
A iluminação natural é protagonista deste amplo espaço diáfano. Luz e estrutura se acomodam para resolver os requerimentos necessários desta Sala de Celebrações. Grandes aberturas ao norte formam parte da estrutura reticular de grandes vãos.
O controle solar e das vistas através das fachadas de vidro são fundamentais no edifício devido às diversas funções que se desenvolvem em seu interior e devido a proximidades das edificações residenciais de seu entorno próximo.
O uso de elementos de proteção solar metálicos como elemento essencial das fachadas filtra as vistas e suaviza a insolação direta e encontra referência na tradição local. As grades e os parapeitos das casas desenham uma elegante e sutil caligrafia de prata; belos azulejos decoram as portas. Estes elementos e materiais estão presentes, interpretados na ótica contemporânea no novo edifício, permitindo assim uma integração harmoniosa e adequada com o entorno histórico da Praça Colón.